O Ministério do Turismo garante que os polos turísticos do país sejam mantidos abertos sob rígidos protocolos para garantir a segurança dos visitantes.

República Dominicana, 10 de junho de 2021 – Enquanto os países avançam nos processos de vacinação e o turismo mundial começa a se reativar após uma queda histórica em 2020, a República Dominicana mantém a liderança e reafirma sua posição de vanguarda na América Latina, sendo reconhecida como referência mundial por agências internacionais especializadas graças à sua estratégia de recuperação responsável implantada de forma sustentada desde setembro de 2020.

O conjunto de medidas contidas no plano tem garantido que os polos turísticos do país continuem a ser locais seguros para os visitantes, com uma taxa de positividade próxima de zero nos testes aleatórios aplicados nos principais aeroportos aos passageiros que chegam.

Entre essas medidas que permanecem em vigor estão a vacinação de 100% dos servidores do setor turístico, o cumprimento dos protocolos de saúde, a aplicação de testes aleatórios e a implantação do plano de assistência gratuito ao turista que oferece atendimento completo com cobertura de emergências médicas no caso de COVID-19 para os visitantes hospedados nos hotéis, estendido até 30 de julho 2021, bem como a implementação de protocolos certificados em toda a cadeia de valor.

Estas medidas foram complementadas com uma firme estratégia de promoção do país, com acordos para manter as rotas aéreas mais importantes e criar outras novas juntamente com a identificação de aliados estratégicos na cadeia de valor.

“Além disso, o país está entre os 5 primeiros países da região pelo avanço da taxa de vacinação, o que lhe permite continuar com uma política aberta ao turismo”, diz a nota do ministério.

Antecipando os efeitos do surgimento mundial de novas cepas, o governo dominicano reforçou as medidas de segurança tentando reduzir as chances de aumento das infecções, cuidando da saúde da população.

Desde dezembro, o turismo na República Dominicana tem mostrado indícios de recuperação, sendo o mês de maio o melhor mês em termos de desembarques nos últimos 12 meses, o que confirma a confiança dos turistas e operadoras de turismo nas medidas adotadas pelo país.

O setor representa um dos principais motores da economia dominicana. O país conta com a presença de mais de 70 cadeias hoteleiras, tem acordos com mais de 100 companhias aéreas e os principais operadores turísticos mundiais. Os aeroportos dominicanos recebem turistas de mais de 500 cidades do mundo.

Para o caso específico de passageiros que chegam à República Dominicana vindos do Brasil, é exigida a apresentação de PCR ou Antígeno negativo, realizado no máximo setenta e duas (72) horas antes da chegada. Esta medida também se aplica a todos os passageiros do Brasil que chegam à República Dominicana de um terceiro país e àqueles que estiveram no Brasil há menos de quatorze (14) dias.

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.